sábado, 10 de junho de 2023

Inverno Chegando

 Semprei achei, por nada, que a velhice chegasse aos poucos. Gradualmente.

Não parece mais assim. Até tem algo de sorrateiro, mas mais parecido com o felino se comprimindo gradualmente antes do bote do que com uma bruma que vai chegando sem ninguém perceber.

Acho que a velhice chegou. 

Mas vou tentar afungentá-la. Prevejo uma luta difícil.

quinta-feira, 1 de junho de 2023

 Lugar de Fala vs. Ponto de Vista

Estava vendo uma entrevista da filha de um amigo querido. Moça artista, visivelmente inteligente e perspicaz como o pai, e totalmente lançada na vida como artista. Claramente estudada e interessada e aplicada nas coisas que faz, gosta e acredita. E super contemporânea, até onde me ocorre perceber a realidade mais recente a minha volta.

E falando sobre ações artísticas com pretensão de contribuir no incessante trabalho da cultura em perfurar e transformar os costumes, para que uma nova cultura possa vagarosamente emergir de si mesma, ela repetia uma expressão que já vem sendo trabalhada com o grande público há algum tempo: Lugar de Fala.

Eu sou de outra geração. Tenho 54 e acho que já posso começar a dizer isso sem constrangimento ou pretensão. O fato é que esse é um termo recente. No meu tempo diríamos PONTO DE VISTA!

A Vista me expande. Me convida a olhar além do meu espaço imediato. Me exige cuidado para não interpretar com muita certeza o que vejo, a reconhecer a minha limitação como intérprete da realidade.

O Lugar me limita. Me delineia, me confina. Me impede de ir além, de alcançar o outro. Mas confere a seu dono um poder ilimitado: no meu lugar, mando eu. Há uma imposição a audiência externa que deve se submeter a verdade do dono do lugar. 

São paradigmas de convivência bem distintos! 

E o novo paradigma se manifesta na realidade que eu observo: na busca por uma sociedade mais inclusiva e portanto mais harmônica entre todos, promove-se uma convivência menos tolerante, cada um mais aguerrido em defender seu lugar, sua identidade em relação a um todo normalizante. 

Acho um equívoco um caminho que passe pelo aumento da intolerância na sociedade. Mas é por onde caminhamos no momento. 

E esse é apenas o meu ponto de vista. 

domingo, 16 de abril de 2023

Energia, Budismo e paciência

Pretende ser um tratado pessoal sobre a interseção desses conceitos num universo paralelo: o meu.

Energia - e a história da inteligência medida como eficiência no consumo de energia física-mental nas atividades - na existência mesmo; a quanto a pessoa se cansa se esforçando para resolver um problema ou fazer alguma atividade qualquer, seja de risco ou não.

Budismo - meditação como caminho para encontrar o uno, numa jornada de auto-conhecimento e desconstrução do ego. O desapego como hábito. A respiração como instrumento de trabalho, como tapete voador. O desapego como caminho e destino. A prática que leva a chegada - se o EGO não existe, não existem tampouco APEGO (aquilo que gruda no EGO, fazendo ele ficar mais pesado, mais preso a um multiverso; incapaz de saltar para outro multiverso mais legal (supostamente!). O jejum do faquir!

Paciência - O livro do Hermann Hesse, SIDARTA, e o poder do jejum - o desapego consciente de qualquer coisa que o apetite do seu EGO lhe demande, sem sacrifício de qualquer natureza - apenas do tempo. E o que é a paciência se não a virtude de se colocar indiferente a passagem do tempo. E o que é o tempo? O tempo passa quando não passamos com ele? Que tempo é o tempo quando estamos vivendo? Tempo vivo? E o outro? Tempo parado? Esse, inclusive, é um conceito básico na avaliação de processos computacionais: CPU time vs. ELAPSED time. 

Como desenvolver uma melhor eficiência energética a partir do desapego (com o resultado positivo ou negativo das tarefas), da respiração (como instrumento para ajudar a calar os pensamentos ansiosos) para apoiar uma meditação em ação, e virtude da paciência no exercício do jejum. Tudo para me permitir caminhar leve. 

Mas em que direção?

E está faltando falar da Disciplina. Sem ela, você só dá o primeiro passo, e depois para.